A construção do conhecimento no espaço acadêmico da Escola Paulista de Enfermagem

Autores

  • Shirley Afonso Escola Paulista de Enfermagem/aluna https://orcid.org/0000-0003-1824-0451
  • Vanessa Neves UNIFESP/Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE
  • Maria Itayra Padilha UFSC/Professora Titular aposentada voluntária do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-9695-640X

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2022.v13n2.e02

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Educação em Enfermagem, Universidades, Currículo

Resumo

Objetivo: compreender como ocorreu o ensino de graduação em enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem no período de 1980 a 2010. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo de cunho histórico social, que utiliza o método da História Oral Temática. Participaram do estudo uma diretora, uma vice-diretora de departamento, duas coordenadoras de curso e duas docentes que atuaram na EPE entre 1980 e 2010. Para a análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo temática. Resultados: o espaço acadêmico da escola assume um papel fundamental para a formação do enfermeiro, construindo um conhecimento técnico-científico específico e centrado na assistência. A característica específica desse espaço é inserir o estudante no campo de trabalho precocemente. Considerações finais: o processo de organização administrativo da escola e a cultura institucional consolidaram a manutenção do ambiente acadêmico. No período, foram revisadas as características administrativas da escola e a expansão de seus processos de ensino, pesquisa e extensão em parcerias interinstitucionais nacionais e internacionais.

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Biografia do Autor

Shirley Afonso, Escola Paulista de Enfermagem/aluna

Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, UNIFESP Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG).

Vanessa Neves, UNIFESP/Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE

Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da EPE-UNIFESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da EPE-UNIFESP e do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Enfermagem (CEPHE). São Paulo, SP, Brasil.

Maria Itayra Padilha, UFSC/Professora Titular aposentada voluntária do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular aposentada voluntária do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do CNPq. Vice-líder do Laboratório de Pesquisas em História do Conhecimento em Enfermagem e Saúde (GEHCES). Santa Catarina, SC, Brasil.

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Publicado

27-10-2022

Como Citar

Afonso, S., Neves, V., & Padilha, M. I. (2022). A construção do conhecimento no espaço acadêmico da Escola Paulista de Enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 13(2), e02. https://doi.org/10.51234/here.2022.v13n2.e02

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