Ensino da comunicação administrativa nos cursos de graduação em enfermagem da região sudeste do Brasil
Palavras-chave:
História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Conhecimento, CurrículoResumo
Estudo histórico-documental que objetivou compreender as transformações ocorridas no ensino da comunicação administrativa nos cursos de graduação em enfermagem da região sudeste do Brasil entre 1994 e 2001. A análise temática dos programas das disciplinas resultou nas seguintes categorias de interpretação: Mudanças curriculares ocorridas a partir da atuação dos atores sociais envolvidos e da legislação da época; Conteúdos de disciplinas ministradas e Organização da disciplina Administração. A normatização do ensino desencadeou continuas discussões entre docentes, discentes e dirigentes das escolas. Foram ensinadas as bases ideológicas e teóricas da comunicação e o ensino da comunicação administrativa foi fortalecido pelas disciplinas com o conteúdo de Informática aplicada à Saúde. Concluiu-se que as instituições de ensino foram resilientes frente às demandas regulatórias e que o ensino da comunicação administrativa ocupava lugar periférico, com seu conteúdo pulverizado em diversas disciplinas.
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