Desenhos arquitetônicos de hospitais descritos no livro "Notes on Hospitals" de Florence Nightingale
Palavras-chave:
Arquitetura Hospitalar, Reestruturação Hospitalar, Legislação, Hospital, História da EnfermagemResumo
Um dos registros mais antigos sobre normas para a construção de edifícios de saúde data de 1863 e está no livro Notes on Hospitals de Florence Nightingale. Objetivo. Descrever e interpretar os desenhos arquitetônicos do livro Notes on Hospitals. Método. Estudo de natureza histórica que descreve e discute prescrições para a construção e reforma de edifícios de saúde. O texto foi lido, traduzido e dele extraídas as prescrições de Nightingale sobre a construção de edifícios de saúde. Essas foram apresentadas acompanhadas de desenhos arquitetônicos selecionados do livro, empregados para ilustrar o conteúdo apresentado e evidenciar os conceitos em destaque. Os aspectos abordados foram pontuados com aqueles correspondentes à Teoria de Enfermagem de Nightingale, segundo a qual o processo de recuperação da saúde era dependente do arranjo de condições ambientais. Resultado. No livro há desenhos arquitetônicos voltados às condições essenciais para a saúde e princípios para a construção de hospitais. Discussão. Na arquitetura moderna de edifícios de saúde persistem os princípios nightingaleanos. Conclusão. Nightingale demonstrou seu interesse na gestão de recursos físicos por meio de prescrições inspiradas em medidas sanitárias, pontuando princípios que fundamentaram a construção de edificações de saúde no século XIX e que se estenderam para os séculos seguintes.
Downloads
Referências
Nightingale F. Notes on Hospitals. 3a ed. London: Savill & Edwards printers; 1863.
Haddad VCN, Santos TCF. The environmental theory by Florence Nightingale in the teaching of the nursing school Anna Nery (1962 - 1968). Esc. Anna Nery. 2011; 9;15(4):755-61.
Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. Tradução de Amália Correa de Carvalho. São Paulo: Cortez; 1989.
Nightingale F. Notes on Hospitals. 3a ed. London: Savill & Edwards printers; 2010.
George JB e col. Teorias de Enfermagem: Os fundamentos para a Prática Profissional. Porto Alegre: Artes Médicas. 1993.
McEwen M, Wills EM. Grandes teorias da enfermagem baseadas nas necessidades humanas. In: McEwen M, Wills EM. Bases teóricas para enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. p. 156-85.
Polit DF, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2011.
Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas; 1999.
Ludke MAM. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.
Miquelin LC. Anatomia dos edifícios hospitalares. São Paulo: CEDAS; 1992.
Moreschi C, Siqueira DF, Dalcin CB, Grasel JT, Backes DS. Homenagem a Florence Nightingale e compromisso com a sustentabilidade ambiental. Revista Baiana de Enfermagem [on line], 2011 maio/ago; [citado 2017 fev 22]; 25(2):[aprox. 6 telas]. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5260/4477
Camponogara S. Health and environment in contemporaneity: the essential review of Florence Nightingale’s. Esc. Anna Nery (impres). 2012 jan/mar; [citado 2017 fev 22]; 16(1):[aprox. 6 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452012000100024&script=sci_arttext
Ribeiro GP. Conforto Ambiental, Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: Estudo de Caso Hospital Sarah Kubitschek – Brasília. III Fórum De Pesquisa Fau/ Mackenzie; 2007; São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).