Marcos históricos e legais da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem no Brasil ao longo de 90 anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2022.v13n2.e01

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Educação Profissionalizante, Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar e descrever os marcos históricos e legais da educação profissional técnica em enfermagem no Brasil de 1931 a 2021. Métodos: pesquisa descritiva, do tipo documental, que utilizou a abordagem sistemática para o método de pesquisa histórica. Resultados: ao longo dos 90 anos investigados, foram localizados 84 documentos, os quais foram sistematizados cronologicamente em cinco períodos históricos. A análise desses documentos evidenciou que a trajetória legal da formação técnica em enfermagem foi marcada por projetos políticos contraditórios, avanços e retrocessos. Considerações finais: o delineamento legal da formação de nível técnico em enfermagem vem sofrendo influência do contexto sociopolítico-econômico do país, o que afeta diretamente os desdobramentos da profissão. Nessa perspectiva, evidencia-se o desafio histórico de alinhar as políticas às necessidades da população. Desse modo, é necessário resgatar o engajamento, principalmente da esfera pública, com uma formação que supere a dualidade da profissão, com competências diversas condizentes às possibilidades da atuação profissional.

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Publicado

27-10-2022

Como Citar

Reis da Silva, G. T., Anjos de Jesus, L., Santos do Nascimento, I. V., Melquiades Nascimento, L., & Lima Vieira, S. . (2022). Marcos históricos e legais da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem no Brasil ao longo de 90 anos. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 13(2), e01. https://doi.org/10.51234/here.2022.v13n2.e01

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