Monumentos e personagens históricos
preservação da identidade profissional da enfermagem em espaço acadêmico
Palavras-chave:
História da Enfermagem, Emblemas e Insígnias, MemóriaResumo
Objetivos: enumerar as personagens da enfermagem homenageadas através de monumentos presentes no Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery (PA/EEAN); identificar a relação entre as personagens homenageadas e a Escola; analisar o PA/EEAN como monumento de preservação da memória profissional. Estudo histórico-social, no qual Monumentos, entendidos como documento pelo conceito de Le Goff, foram utilizados como fonte principal. A análise se deu a partir de quadros de identificação das fontes. Foram utilizados documentos e artigos sobre a biografia das personagens, bem como artigos e livros sobre história da enfermagem e identidade profissional para subsidiar a discussão dos dados. Resultados: identificados vinte e dois monumentos alusivos às personagens importantes para o desenvolvimento da profissão. Concluiu-se que os monumentos existentes no Pavilhão de Aulas imortalizam as personagens consagradas, divulgando uma identidade instituída, e, por conseguinte, a história digna de ser contada e preservada.
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