Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-1991)

Autores

  • Thauanne de Souza Gonçalves
  • Maria Angélica de Almeida Peres
  • Tayná Leonardo da Silva
  • Alessandra Cabral de Lacerda
  • Ana Cristina Silva de Carvalho

Palavras-chave:

estudantes de enfermagem, diretório, estudantes, história da enfermagem

Resumo

Objetivos: historicizar as atividades do CAENF e as circunstâncias de como se deu sua renomeação em 1991. Métodos: estudo histórico social de abordagem qualitativa em que foram utilizadas fontes históricas, escritas e orais, estas coletadas por entrevistas mediante a técnica da história oral temática. os resultados foram interpretados e discutidos baseados nos conceitos de memória de Michael Pollak e identidade social e profissional de Claude Dubar. Resultados: as atividades do CAENF acompanhavam as nuances do movimento estudantil na universidade, sendo mais marcantes as reuniões estudantis, nas quais se discutia, dentre outras questões, o contexto político-social do país. nessas, surgiu o interesse pela renomeação. Conclusões: o caenf atuou na construção do senso de pertencimento à classe estudantil. sua renomeação se deu em contexto de exaltação perante o falecimento inesperado de uma estudante admirada, que foi transformada em ícone.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

Gonçalves, T. de S., Peres, M. A. de A., Silva, T. L. da, Lacerda, A. C. de, & Carvalho, A. C. S. de. (2019). Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-1991). História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 10(2), 35–46. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/389

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