Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979-1991)
DOI:
https://doi.org/10.51234/here.2019.v.10.389Palavras-chave:
estudantes de enfermagem, diretório, estudantes, história da enfermagemResumo
Objetivos: historicizar as atividades do CAENF e as circunstâncias de como se deu sua renomeação em 1991. Métodos: estudo histórico social de abordagem qualitativa em que foram utilizadas fontes históricas, escritas e orais, estas coletadas por entrevistas mediante a técnica da história oral temática. os resultados foram interpretados e discutidos baseados nos conceitos de memória de Michael Pollak e identidade social e profissional de Claude Dubar. Resultados: as atividades do CAENF acompanhavam as nuances do movimento estudantil na universidade, sendo mais marcantes as reuniões estudantis, nas quais se discutia, dentre outras questões, o contexto político-social do país. nessas, surgiu o interesse pela renomeação. Conclusões: o caenf atuou na construção do senso de pertencimento à classe estudantil. sua renomeação se deu em contexto de exaltação perante o falecimento inesperado de uma estudante admirada, que foi transformada em ícone.
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