Avaliação da Aprendizagem na Formação do Enfermeiro

Uma Reflexão sobre sua Trajetória no Brasil

Autores

  • Mariely Carmelina Bernardi
  • Katia Regina Barros Ribeiro
  • Aline Massaroli
  • Diana Coelho Gomes
  • Silvana Silveira Kempfer
  • Marta Lenise do Prado

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Enfermagem, Educação superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre a avaliação da aprendizagem na formação do profissional enfermeiro, com vistas a problematizar sua trajetória. Compreendemos que os diferentes tipos de avaliação estão alinhados a duas correntes pedagógicas: tradicional e crítica. A primeira, entendida como classificatória, centrada no que o aluno já aprendeu, enquanto a segunda possibilita reconhecer o que o aluno já sabe, como ele aprende e sua capacidade de aprender. Até o final do Século XX, a avaliação na graduação em enfermagem era fundamentada totalmente na pedagogia tradicional, e, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001), vivemos um processo de transição, visto que estas definem a utilização de avaliações do tipo somativa e formativa, baseadas em competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Por mais que haja intenção de considerar o aluno no seu contexto, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, permanece a utilização de instrumentos classificatórios/seletivos. A tarefa de avaliar é complexa, exige ação-reflexão-ação permanente, para promover no aluno a aquisição de conhecimentos, habilidades, e atitudes com sensibilidade, cuidado, atenção, sistematização, organização e planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Luckesi CC. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez; 2011.

Leal JN, Schmitz CMM, Bellaguarda ML dos R, Azevedo MA de, Zago AT. Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem (1991-2011). História Enferm Rev Eletrônica. 2012:3(2):125-140.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Brasília; 2001.

Perrenoud P. Construindo competências- Entrevista com Philippe Perrenoud. Universidade de Genebra: Nova Escola; 2000. p. 19-31, 2000 [acesso em 2013 jun 30]. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/Perrenoud_livros_e_artigos.html.

Vasconcelos CM da CB, Backes VMS, GUE JM. Avaliação no ensino de graduação em enfermagem na America Latina: uma revisão integrativa. Enferm Global. 2011 jul; 10(23):118-139.

Saupe R, Budó M de L. D. Pedagogia interdisciplinar: “educare” (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde. Texto contexto - enferm. 2006 abr-jun;15(2):326-33.

Arredondo SC, Diago JC. Avaliação educacional e promoção escolar. São Paulo: Unesp; 2009.

Reibnitz KS, Prado ML do. Inovação e Educação em Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura; 2006.

Laluna MCMC, Ferraz CA. Os sentidos da prática avaliativa na formação de enfermeiros. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2009 jan-fev [acesso e, 2013 jun 16]; 17(1):21-27. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n1/pt_04.pdf.

Libaneo JC. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Edições Loyola; 2002.

Saviani D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados; 2008.

Gadotti M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Arte Médicas; 2000.

Fochezatto A, Conceição GH. A proposta da educação problematizadora no pensamento Paulo Freire. In: IX ANPED Sul- Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012 [acesso em 2013 jul 01]. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Filosofia_da_Educacao/Trabalho/02_08_56_19 31-7570-1-PB.pdf.

Rehem CCF, Melo MA. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: novos discursos e velhas práticas. Rev. educ. PUC-Camp. 2008 nov. (25):59-65.

Sordi MRL de. A docência universitária e o dilema da formação pedagógica para a produção de uma avaliação da aprendizagem consequente. Rev. educ. PUC-Camp. 2008 nov; (25):47-58.

Thurler MG. Da Avaliação dos Professores à Avaliação dos Estabelecimentos Escolares. In.: Perrenoud, P. et al. As Competências Para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, p. 61-87, 2002.

Vasconcelos CMCB. Avaliação na educação superior em enfermagem sob a ótica dialógica de Freire [tese]. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2011.

Dias Sobrinho J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação. 2010 mar; 15(1):195-224.

Hoffman J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação; 2001.

Prado C, Freitas GF de, Pereira IM, Mirai VL, Leite MMJ. Avaliação no estágio curricular de administração em enfermagem: perspectiva dialética. Rev Bras Enferm. 2010; 63(3):487-490.

Freire P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999.

Borba JS, Martins LM de, Silva RMM da, Furtado Junior ER. A definição dos conhecimentos, habilidades e atitudes na formação de administradores na percepção de gestores, acadêmicos e legal. In: VIII Congresso Virtual Brasileiro - Administração, 2011 [acesso em 2013 jun 39]. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2917.pdf.

Downloads

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Bernardi, M. C., Ribeiro, K. R. B., Massaroli, A., Gomes, D. C., Kempfer, S. S., & Prado, M. L. do. (2014). Avaliação da Aprendizagem na Formação do Enfermeiro: Uma Reflexão sobre sua Trajetória no Brasil. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 5(2), 298–309. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/304

Edição

Seção

Reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.