Primeiro currículo de enfermagem no Brasil e Argentina

um estudo comparativo

Autores

  • Raquel Josefina de Oliveira Lima
  • Maria Cristina Sanna

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino

Resumo

Pesquisa histórico‐documental sobre os primeiros currículos das escolas oficiais de enfermagem no Brasil e Argentina, com o objetivo de comparar a trajetória de criação e implantação dos currículos dos primeiros cursos de formação de enfermeiros no Brasil e Argentina. O recorte temporal definido para o estudo tem marco inicial na fundação da primeira escola oficial de enfermagem da América Latina, Escola Municipal de Enfermeiras Drª Cecília Grierson, em Buenos Aires, no ano de 1890, e o final, em 1923, ano da criação da Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro. A análise documental será feita por meio de análise crítica das fontes capturadas nos acervos das duas escolas e diálogo com a produção científica sobre o tema. O estudo está em curso e tem seu prazo de término previsto para fevereiro de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Backes VS. Estilos de Pensamento e Práxis na Enfermagem: a contribuição do estágio pré‐profissional. Ijuí:Ed. Ijuí, 2000.

Goodson IF. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Editora Vozes,1995.

Chartier R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. São Paulo: Difel, 1988.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Como Citar

Lima, R. J. de O., & Sanna, M. C. (2013). Primeiro currículo de enfermagem no Brasil e Argentina: um estudo comparativo. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 4(1), 88–92. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/271

Edição

Seção

Nota prévia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.