Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem (1991-2011)
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Enfermagem, Escolas de EnfermagemResumo
Objetivo de conhecer a trajetória do Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem na formação profissional enfermagem em Santa Catarina. Pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica. Utilizou-se como fonte de dados, o acervo de documentos da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina, no recorte temporal de 1991 a 2011. A coleta de dados ocorreu entre novembro e dezembro de 2011, em informes e documentos formais da instituição. O método para organização dos dados, utiliza-se a Análise de Conteúdo. Emergiram duas categorias: Temáticas do Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e Contribuições do Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem na formação profissional. Os resultados apresentam a preocupação em desenvolver, temas que busquem instrumentalizar as escolas de formação e a formação de parcerias. Conclui-se que houve influência do Fórum na formação da enfermagem catarinense, busca-se desenvolver temas da assistência, inovações tecnológicas e políticas de saúde.
Downloads
Referências
Freidson E. Profissão médica: um estudo de sociologia do conhecimento aplicado. São Paulo: Editora UNESP; 2009.
Barreira IA, Sauthier J, Baptista SSO.O movimento associativo das enfermeiras na primeira metade do século XX. Rev Bras Enferm. 2001 abr/jun;54(2):157-73.
Carvalho AC. Associação Brasileira de Enfermagem, 1926-1976: documentário. 2a ed. Brasília: ABEn; 2008.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. O que buscamos? Socializar a ABEn-SC (1962-2009). p. 02. Disponível em http://www.abensc.com/downloads/informaben_para_site.pdf Acesso em 22/10/2011.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. 1, 1991, Florianópolis. Atas...Florianópolis (SC): ABEn-SC; 1991.
Arostegui J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: EDUSP; 2006.
Leopardi MT. Teoria e método em assistência de enfermagem. 2a ed. Florianópolis: Soldasoft; 2006.
Bardin L. Análise de conteúdo.Lisboa:Edições 70; 2010.
Universidade Federal de Santa Catarina. Resolução n° 02/69 CUn/UFSC. Disponível em: http://www.reitoria.ufsc.br/~preg/rec_curs.htm#CURSO DE ENFERMAGEM Acesso em 22/10/2011.
Neves EP. A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina e a repercussão na criação do Curso de Graduação em Enfermagem na UFSC. "In": Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Série Memória ABEn-SC. Contribuições da ABEn-SC para Enfermagem Catarinense. Florianópolis (SC): Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina; 2010. p. 21-45.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Comissão de Educação. Fórum catarinense das escolas de enfermagem.Ata 2, 1992.Florianópolis: ABEn-SC; 1992.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Oficio circular nº10, 1992. Florianópolis: ABEn-SC; 1992.
______. Ata da reunião n° 57, de 1994. Florianópolis: ABEn-SC; 1994.
______. 28a Jornada catarinense de Enfermagem, 21, 1994. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina;1995.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Comissão de Educação. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Ata de 1995. Itajaí (SC): ABEn-SC;1995.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Ata de 1995. Rio do Sul (SC): ABEn-SC;1995.
______. Oficio circular nº 009, 1995. Florianópolis: ABEn-SC; 1995.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Comissão de Educação. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Ata de 1995. Itajaí (SC): ABEn-SC; 1995.
______. Oficio Circular nº13 de 1995. Florianópolis: ABEn-SC; 1995.
______. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Informativo ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 10 maio1996. p.1
______. Comissão de Educação. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEnSC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2001.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2002a.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2002b.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2003.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2004.
______. ____________. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC; 2006.
Conselho regional de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Fórum catarinense das escolas de enfermagem: parceria das entidades para fortalecer a profissão. Folder ABEn-SC. Florianópolis (SC): COREn-SC;10 out 2009. p.1.
Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Santa Catarina. Comissão de Educação. Fórum catarinense das escolas de enfermagem. Folder ABEN-SC. Florianópolis (SC): ABEn-SC, 2011.
Germano RM. O Ensino de Enfermagem em Tempos de mudança. Rev Bras Enferm. 2003 jul/ago; 56(4):365-68.
Silva FV. Autonomia profissional na Enfermagem é construída por conquistas técnicocientíficas, legais, e pelo desenvolvimento de uma prática cidadã. Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem. 2007 abr/mai/jun;49(2).
Zago AT; Martins CR; Borenstein MS; Mendes NTC. A Trajetória da Associação Brasileira de Enfermagem- Seção de Santa Catarina (ABEn-SC): atos,fatos e imagens(1962-2010). In: Série Memória ABEn-SC: Construções da ABEn-SC para Enfermagem Catarinense. Florianópolis: Associação Brasileira de Enfermagem– Seção Santa Catarina; 2010. p. 11-19.
Ito EE; Peres AM; Takahashi RT;Leite MMJ.O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. Esc. Enferm. USP 2006; 40(4):570-75.
Deluiz N. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. In: Ministério da Saúde. Revista Formação: Humanizar: cuidados de saúde uma questão de competências. 2001 mai; 1(2):5-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).