Lenilde Duarte de Sá
vida e docência inspiradas na arte do cuidar
Palavras-chave:
Biografia, História da Enfermagem, Cuidados de enfermagem, EducaçãoResumo
Trata-se de um estudo biográfico, que objetiva historicizar a trajetória de vida pessoal e profi ssional de Lenilde Duarte de Sá, uma enfermeira amante da política e da arte de cuidar, priorizando as contribuições de seu trabalho para a construção de conhecimentos na área de Saúde e Enfermagem. Ao consultar documentos escritos, como seu Curriculum Lattes e seu Memorial, constatou-se que, durante os 26 anos em que atuou na docência – de 1991 a 2017 - dedicados à Enfermagem e áreas correlatas, ela contribuiu significantemente para o desenvolvimento da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba, instituições em que se desenrolou sua história acadêmica. Sua biografia aponta para o desenvolvimento de atividades singulares no ensino (Graduação e Pós Graduação), na pesquisa, na extensão e na gestão universitária, sob a ótica do cuidado humano. Mulher sábia, competente, futurista e altruísta, plantou e edificou, na Enfermagem paraibana, a ideia de que práticas sociais humanizadas centradas no processo de cuidar seriam necessárias para ampliar as competências, as habilidades e os saberes, a fim de otimizar a empregabilidade e a visibilidade da profissão no estado da Paraíba e no Brasil.
Downloads
Referências
Padilha MI, Nelson S, Borenstein MS. As biografias como um dos caminhos na construção da identidade do profissional da Enfermagem. Hist. ciênc. saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro. 2011; 18(supl.1):241-52.
Delgado LAN. O Governo João Goulart e o Golpe de 1964: da construção do esquecimento às interpretações acadêmicas. Rev. Grafía. 2012; 9:175-91.
Candeu GNS, Vermeersch PF. A ditadura militar e suas consequências na consciência da educação como política. Colloquium Humanarum. 2016; 13(esp):33-7.
Paiva CHA, Teixeira LA. A reforma sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores. Hist. ciênc. Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro. 2014; 21(1):15-35.
Menezes MG, Santiago M. E. Contribuição do pensamento de Paulo Freire para o paradigma curricular crítico-emancipatório. Pro-posições. 2014; 25(3):45-62.
Almeida MG, Costa NFP. Protocolo de assistência à saúde sexual e reprodutiva para mulheres em situação de violência de gênero. Rio de Janeiro: BEMFAM; 2002.
Sá LD. Atividades antimicrobianas de extratos vegetais e óleos essenciais sobre bactérias causadoras de conjuntivite: uma abordagem fitoterápica em Enfermagem de Saúde Pública [dissertação]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 1991.
Sá LD, Palha PF, Villa TCS. A literatura em saúde pública: o ensino de um novo olhar sobre o processo saúde-doença. Rev. latinoam. enferm. Ribeirão Preto. 1998; 6:3-10.
Sá LD. Parahyba: uma cidade entre miasmas e micróbios: O serviço de higiene pública – 1895 – 1918. Hist. ciênc. saúde–Manguinhos. Rio de Janeiro. 2000; 6(3):721-4.
Santos LAA, Faria LR. A reforma sanitária no Brasil: ecos da Primeira República. Bragança Paulista: EDUSF; 2003. p. 103.
Sá LD. et al. Gateway of elderly patients for tuberculosis diagnosis in systems of health in Brazilian cities. In: 44th World Conference on Lung and Health of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease, 2013, Paris. Int. j. tuberc. lung. dis. 2013; 17:S201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).