Conhecendo a constituição da relação saber-poder das enfermeiras em um centro obstétrico

Autores

  • Vitória Regina Petters Gregório
  • Lorena Candido Lopes
  • Mariane Coelho Pedra
  • Marina Kuchiniski Gorayeb

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, História da Enfermagem, Obstetrícia, História

Resumo

O presente estudo tem, como objetivo, conhecer como se constituiu a relação saber-poder das enfermeiras no Centro Obstétrico da Maternidade Carmela Dutra - Florianópolis-SC, no período de 2001 a 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica, para a qual foram entrevistadas cinco enfermeiras no período de setembro a outubro de 2014, por meio da técnica de História Oral Temática. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática, e analisados com base no marco conceitual foucaultiano. Deles emergiram três categorias: Contexto do Centro Obstétrico; Acompanhante: o olho que tudo vê; e Saber e Poder das Enfermeiras. Os resultados indicaram que, quando há estrutura física e quantitativo de funcionários adequados, a enfermeira que possui um saber exerce poder no cenário de prática, adequando rotinas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para uma assistência menos intervencionista. Uma das demonstrações de saber-poder foi a inserção do acompanhante no Centro Obstétrico, conquistada por meio de lutas, principalmente das enfermeiras. No início foi conflituoso devido ao poder disciplinar construído nos microespaços, mas, posteriormente, foram se desenhando novas relações, incluindo o acompanhante como parte da rede de saber-poder.

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Publicado

01-07-2015

Como Citar

Gregório, V. R. P., Lopes, L. C., Pedra, M. C., & Gorayeb, M. K. (2015). Conhecendo a constituição da relação saber-poder das enfermeiras em um centro obstétrico. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 6(2), 173–188. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/320

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