Avaliação da Aprendizagem na Formação do Enfermeiro

Uma Reflexão sobre sua Trajetória no Brasil

Autores

  • Mariely Carmelina Bernardi
  • Katia Regina Barros Ribeiro
  • Aline Massaroli
  • Diana Coelho Gomes
  • Silvana Silveira Kempfer
  • Marta Lenise do Prado

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Enfermagem, Educação superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre a avaliação da aprendizagem na formação do profissional enfermeiro, com vistas a problematizar sua trajetória. Compreendemos que os diferentes tipos de avaliação estão alinhados a duas correntes pedagógicas: tradicional e crítica. A primeira, entendida como classificatória, centrada no que o aluno já aprendeu, enquanto a segunda possibilita reconhecer o que o aluno já sabe, como ele aprende e sua capacidade de aprender. Até o final do Século XX, a avaliação na graduação em enfermagem era fundamentada totalmente na pedagogia tradicional, e, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001), vivemos um processo de transição, visto que estas definem a utilização de avaliações do tipo somativa e formativa, baseadas em competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Por mais que haja intenção de considerar o aluno no seu contexto, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, permanece a utilização de instrumentos classificatórios/seletivos. A tarefa de avaliar é complexa, exige ação-reflexão-ação permanente, para promover no aluno a aquisição de conhecimentos, habilidades, e atitudes com sensibilidade, cuidado, atenção, sistematização, organização e planejamento.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Bernardi, M. C., Ribeiro, K. R. B., Massaroli, A., Gomes, D. C., Kempfer, S. S., & Prado, M. L. do. (2014). Avaliação da Aprendizagem na Formação do Enfermeiro: Uma Reflexão sobre sua Trajetória no Brasil. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 5(2), 298–309. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/304

Edição

Seção

Reflexão

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