Ofício-circular
inquérito sobre as condições das escolas de enfermagem no ano de 1966
Palavras-chave:
História da Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Educação em EnfermagemResumo
O estudo objetiva descrever o conteúdo de documentos enviados às escolas de enfermagem do país, por Waleska Paixão, relatora da Comissão de Especialistas de Ensino de Enfermagem (CEEEnfermagem) do Ministério da Educação e Cultura, e analisá‐los à luz do contexto sociopolítico da época. O intuito da comissão era realizar um inquérito sobre as condições das escolas de enfermagem, para recomendar a distribuição de verbas pelo Ministério da Educação e Cultura. Para desenvolver esse estudo histórico, realizado por meio de análise documental, utilizou‐se, como fonte primária, um ofício, datado de 9 de agosto de 1966, e seus seis anexos. O documento pesquisado evidenciou a preocupação da CEEEnfermagem com as condições das escolas de enfermagem do país, objetivando a melhoria do ensino e qualificação dos profissionais, além da presença marcante de Waleska Paixão, suas estratégias políticas e o compromisso com a profissão, demonstrando a forma por ela encontrada para operacionalizar, justa e eticamente, a distribuição de recursos do Ministério da Educação e Cultura.
Downloads
Referências
Carvalho AC. Associação Brasileira de Enfermagem, 1926‐1976: documentário. 2a ed. Brasília: ABEn; 2008.
Azevedo JM, Carvalho V, Gomes MLB. Waleska Paixão: uma biografia a serviço da enfermagem brasileira. Esc Anna Nery Rev Enferm. [online]. 2009 Mar;13(1): 31. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
Alves APC, Silva Júnior OC. Páginas de história da enfermagem: o jubileu de ouro de uma obra (1951‐2001). Esc Anna Nery Rev Enferm. [online]. 2006; Ago 10(2):181‐6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid.
Santos RM, Tavares LVS, Cruz DE, Trezza MCSF. Circunstâncias de criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas: um estudo preliminar. Hist. Enf. Rev.Eletr (HERE). [Online]. 2010;1(1):69;Disponível em http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/n1vol1ano1_artigo5.pdf
Fausto B. História do Brasil. São Paulo: EDUSP; 2003.
Bertolozzi MR, Greco RM. As políticas de saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais. Rev Esc Enferm USP. [Online]. 1996;30(3):380‐98;Disponível em http://www.scielosp.org/scielo.php?script.
Fausto B. História geral da civilização brasileira. Tomo 3. O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2007.
Polignano MV. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão .Rev Bras Epidemiol. Mimeo. 2013 [Online]. Mar 2005, vol.8, no.1, p.83‐95 Disponível em: http://www.uff.br/higienesocial/index.php?option=com_content...id.
Silva R. Malária e desenvolvimento: a saúde pública no governo JK (1956‐1961) [tese]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz; 2008. 274f. Doutorado em História das Ciências e da Saúde.
Caverni LMR, Oguisso T. Textos sobre o técnico de enfermagem em dois periódicos brasileiros. Rev Paul Enferm. 2013[Online].Mar 2004; 23 (2): 160‐7. 21 Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Perfil das ações do técnico de enfermagem no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2003.
Braga JC, Paula SG. Saúde e previdência: estudos de política social. São Paulo: CEBES/HUCITEC; 1981.
Figueiredo SG. A educação profissional e tecnológica nas políticas públicas de educação: análise crítica de seus princípios, finalidades e objetivos [dissertação]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2008. 126 f. Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.
Romanelli OO. História da educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis: Vozes; 2008.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16, de 05 de outubro de 1999. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Diário Oficial da União, 26 nov. 1999. p. 9.
Maciel CM. O lugar da escola técnica frente às aspirações do mercado de trabalho.
[dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2005. 98 f. Mestrado em Antropologia.
Greco JFN. Ideologias nas reformulações das políticas públicas para a Educação Brasileira. Monte Carmelo (MG): Cadernos da FUCAMP; 2003.
Oguisso T. História da legislação do exercício da enfermagem no Brasil. Rev Bras Enferm.[Online]. 2001; Abr 53(4):197‐207. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sc.
Silva MER. A formação do técnico de nível médio: origens, uma visão de alunos e sinais de mudança [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; 1997. 203 f. Mestrado em Educação.
Associação Brasileira de Enfermagem. Diretrizes para a Enfermagem no Brasil: relatório final do levantamento de recursos e necessidades de Enfermagem no Brasil – 1956/1958. Brasília; 1980.
Cunha ICKO. Um tributo a Haydée Guanais Dourado. Rev Bras. Enferm. 2013[Online]. Mar 2005 ;58(2):140.Disponível em : http// www.scielo.br/scielo.php?script=sci.
Bourdieu P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero; 1983.
Thiry‐Cherques HR. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Rev Adm Pública .2013 [Online]. 2006;40(1):27‐55 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n1/v40n1a03.pdf
Contim D, Sanna MC. Teoria weberiana com enfoque na burocracia e a enfermagem: um estudo de revisão bibliográfica [CD‐ROM]. 15º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2009 jun 8‐11; Campus da UERJ, Rio de Janeiro, Brasil. Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem; 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).