Orientações para Alta Hospitalar
Satisfação do Paciente como Instrumento para Melhoria do Processo
DOI:
https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2023v33a04Palavras-chave:
Continuidade da Assistência ao Paciente, Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde, Alta do Paciente, Cuidados de EnfermagemResumo
Objetivo: Investigar a satisfação de pacientes quanto às orientações recebidas pela equipe para o cuidado em casa e identificar os fatores relacionados com o paciente, internação e alta intervenientes na satisfação. Método: Estudo Survey realizado em 12 unidades de internação de um hospital de ensino. O questionário, construído e testado em formato escala Likert foi distribuído aos pacientes ou seus acompanhantes incluídos no plano de alta responsável no período de abril e agosto de 2019. Resultados: A satisfação dos 111 pacientes com as orientações recebeu mediana 3,0(3,0-4,0), destacando-se o manuseio de sondas e curativos e uso de artefatos e serviços existentes na comunidade. Houve, também, associação com internação cirúrgica (p=0,007). Conclusão: Os pacientes relataram estar satisfeitos com as orientações recebidas. Entretanto, elas não foram realizadas com a totalidade de pacientes e/ou não contemplaram aspectos importantes para preparar o paciente/familiar para a alta. O único fator interveniente na satisfação foi a modalidade de internação cirúrgica.
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