Orientações para Alta Hospitalar

Satisfação do Paciente como Instrumento para Melhoria do Processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2023v33a04

Palavras-chave:

Continuidade da Assistência ao Paciente, Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde, Alta do Paciente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Investigar a satisfação de pacientes quanto às orientações recebidas pela equipe para o cuidado em casa e identificar os fatores relacionados com o paciente, internação e alta intervenientes na satisfação. Método: Estudo Survey realizado em 12 unidades de internação de um hospital de ensino. O questionário, construído e testado em formato escala Likert foi distribuído aos pacientes ou seus acompanhantes incluídos no plano de alta responsável no período de abril e agosto de 2019. Resultados: A satisfação dos 111 pacientes com as orientações recebeu mediana 3,0(3,0-4,0), destacando-se o manuseio de sondas e curativos e uso de artefatos e serviços existentes na comunidade. Houve, também, associação com internação cirúrgica (p=0,007). Conclusão: Os pacientes relataram estar satisfeitos com as orientações recebidas. Entretanto, elas não foram realizadas com a totalidade de pacientes e/ou não contemplaram aspectos importantes para preparar o paciente/familiar para a alta. O único fator interveniente na satisfação foi a modalidade de internação cirúrgica.

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Publicado

19-08-2022

Como Citar

1.
Lima IS de O, Batista B, Cucolo DF, Perroca MG. Orientações para Alta Hospitalar: Satisfação do Paciente como Instrumento para Melhoria do Processo. Rev Paul Enferm [Internet]. 19º de agosto de 2022 [citado 27º de dezembro de 2024];33(1). Disponível em: https://aben.emnuvens.com.br/repen/article/view/120

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