História da enfermagem e a educação escolar na pandemia de COVID-19

uma experiência extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2023.v14.e07

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Saúde, Educação à Distância, Instituições Acadêmicas, Pandemias

Resumo

Objetivo: relatar a experiência extensionista da história da enfermagem e da saúde na organização para o ensino remoto de professores, escolares e famílias na pandemia de COVID-19. Método: relato de experiência de um grupo extensionista em uma escola municipal pública entre 2019 e 2021. Resultados: foram explicitadas as fragilidades e potências das 230 famílias para o ensino remoto. Foram organizados vídeos e materiais educativos sobre orientação do ensino-aprendizagem, em espaço virtual e domiciliar, e do ambiente para o ensino-aprendizagem remoto. Foram criados vídeos gráficos para famílias, distribuídos via internet, abordando tempo no computador, exercícios e atividades extraclasse, cuidados de saúde na pandemia e ensino familiar. Resultou no segmento de planejamento em educação da escola e da Secretaria de Educação no município. Considerações finais: a história e as metodologias ativas de ensino corroboram a promoção da saúde e exercício da cidadania, acesso à informação, fatos da evolução da saúde no país, dinamizando a autonomia do profissional da enfermagem e intersetorialidade em saúde.

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

Kuhn, C. G., Bellaguarda, M. L. dos R., Gasperi, J., Aperibense, P. G. G. de S., Peres, M. A. de A., & Batista, F. (2023). História da enfermagem e a educação escolar na pandemia de COVID-19: uma experiência extensionista. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 14, e07. https://doi.org/10.51234/here.2023.v14.e07

Edição

Seção

Relato de Experiência

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