Caminhos históricos da formação do enfermeiro no campo da saúde mental no Brasil

Autores

  • John Victor dos Santos Silva
  • Amanda Cavalcante de Macêdo
  • Yanna Cristina Moraes Lira Nascimento
  • Anderson da Silva Moreira
  • Alice Correia Barros
  • Ronildo Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.21.v12n2.a1

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino, Saúde mental, Enfermagem psiquiátrica

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e refletir sobre as transformações no ensino da enfermagem psiquiátrica e de saúde mental na graduação em enfermagem no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo a partir das vivências de estudantes e professores com a área da saúde mental. O recorte temporal estabelecido foi o ano de 1852 até os dias atuais. A análise permitiu o agrupamento dos resultados em quatro seções que levaram em consideração os fenômenos históricos determinantes às transformações em cada período – 1850 a 1919, 1920 a 1959, 1960 a 1989, 1990 a 2009 e 2010 até os tempos atuais. A partir desta análise, é possível apontar transformações significativas no ensino da enfermagem em saúde mental a partir das conquistas sócio-políticas do processo da reforma psiquiátrica brasileira e reformas curriculares, apesar das práticas de ensino nos serviços psicossociais ainda não serem unânimes nos cenários de ensino-aprendizagem dos tempos atuais. No entanto, ratificar avanços históricos é essencial para a manutenção de uma perspectiva de cuidado integral, que resgata a cidadania dos sujeitos através de intervenções criativas, comprometidas e articuladas em rede

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Santos Silva, J. V. dos, Macêdo, A. C. de, Nascimento, Y. C. M. L., Moreira, A. da S., Barros, A. C., & Santos, R. A. dos. (2021). Caminhos históricos da formação do enfermeiro no campo da saúde mental no Brasil. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 12(2), 1–12. https://doi.org/10.51234/here.21.v12n2.a1

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