Museu como estratégia de difusão do conhecimento em história da enfermagem

Autores

  • Maria Angélica de Almeida Peres
  • Anna Beatriz Sant’anna Ferreira de Souza
  • Davi Milleli Silva
  • Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense
  • Sabrina da Costa Machado Duarte
  • Tânia Cristina Franco Santos

Palavras-chave:

Museus, História da enfermagem, Educação em enfermagem, Escolas de enfermagem, Ensino de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a visita guiada como ferramenta de educação museal para o ensino de História da Enfermagem. Método: Estudo descritivo e qualitativo, cujo cenário foi a Escola de Enfermagem Anna Nery. Os dados foram coletados no período de julho de 2018 a outubro de 2019 em 129 formulários de avaliação da atividade e por 18 entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram professores e estudantes de cursos de graduação em enfermagem. Os dados dos formulários foram organizados e analisados por meio de estatística simples. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise temática. Resultados: Professores e alunos atribuem grande importância à visita guiada ao museu para o processo de ensino-aprendizagem e aprimoramento do conhecimento em História da Enfermagem; Reconhecem que a estratégia ajuda na construção de uma identidade profissional a partir do contato com o patrimônio histórico da enfermagem. Conclusão: A visita guiada é uma estratégia educativa que tem o museu como espaço de difusão do conhecimento e permite que sejam agregadas a ela diferentes estratégias pedagógicas para o ensino de História da Enfermagem.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

Peres, M. A. de A., Souza, A. B. S. F. de, Silva, D. M., Aperibense, P. G. G. de S., Duarte, S. da C. M., & Santos, T. C. F. (2019). Museu como estratégia de difusão do conhecimento em história da enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 10(2), 10–22. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/387

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