História da Educação de Enfermagem e as tendências contemporâneas

Autores

  • Lucila Cárdenas Becerril

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Na América Latina, as primeiras escolas de enfermagem surgiram nas últimas décadas do século XIX, impulsionadas por profissionais de medicina, enfermeiras inglesas, americanas ou de instituições católicas ou protestantes, muitas vezes fundadas junto a hospitais, com o apoio da Fundação Rockefeller ou da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Seu surgimento foi o resultado da necessidade de satisfazer as demandas de assistência aos doentes. O período de fundação coincide com o de alguns países latino-americanos, dado que no início do século XX foram trazidas à América as reformas de Florence Nightingale.

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Referências

Cárdenas-Becerril, L. (2015). La profesionalización de Enfermería en México. Un análisis desde la sociología de las profesiones. Pomares. México.

Casasa-García, P. (2001). “Aspectos Ideológicos y Socioeconómicos que Inciden en la Formación del Profesional de Enfermería”, Enfermeras, vol. XXXVIII, No. 3.

Pérez-Loredo, Díaz, L. (1986). Efemérides de Enfermería 1900-1985,Porrúa. México.

Weber, M. (1998). La Ética Protestante y el Espíritu del Capitalismo. Colofón. México.

Publicado

01-01-2018

Como Citar

Becerril, L. C. (2018). História da Educação de Enfermagem e as tendências contemporâneas. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 9(1), 01–06. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/362

Edição

Seção

Editorial

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