Arte e ação

iluminando novos caminhos para a Enfermagem

Autores

  • Gabriela Salim Spagno
  • Maria Silvia Teixeira Giacomasso Vergílio
  • José Guilherme Pereira Bergamasco
  • Eliete Maria Silva

Palavras-chave:

Arte, Enfermagem, História da enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Reflexão sobre a criação e apresentação artística realizada na abertura do 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem, em 2015, desenvolvida por equipe multiprofissional envolvendo alunos e profissionais das artes e enfermagem. Por meio de expressão artística e elementos circenses, retratou-se a história da enfermagem, iniciando pelo cuidado durante a guerra e estimulando os sentidos para o público “sonhar” e despertar para novas possibilidades do fazer enfermagem, ou seja, “novos caminhos” para a arte do cuidar, atendendo ao tema central do evento. Para criar esse espetáculo, utilizou-se a metodologia ativa das estratégias da Arts-based Knowledge Transfer por meio de oficinas, rodas de conversa, pesquisa bibliográfica e imagens. O resultado foi a construção de cinco cenas que provocaram reflexões nos espectadores sobre a história e a profissão com possibilidades de envolver a arte no saber fazer da enfermagem. Percebeu-se o potencial do espetáculo para fomentar discussões sobre as relações humanas na Enfermagem, promovendo a empatia, compaixão e a esperança. Estímulo para estudar, refletir e registrar sobre o processo de criação da beleza do ato de cuidar como pressupostos de um trabalho coletivo, do equilíbrio, colaboração e respeito à diversidade de disposições e interesses de cada profissional articulados para ações que se comprometam com a integralidade do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Archibald MM, Caine BV, Scott SD. The Development of a Classification Schema for Arts-Based Approaches to Knowledge Translation. Worldviews on Evidence-Based Nursing.2014;316–24.

Archibald MM, Caine V, Scott SD. Intersections of the arts and nursing knowledge. Nursing Inquiry. 2016;(July):1–8.

Parsons JA, Boydell KM. Arts-based research and knowledge translation: Some key concerns for health-care professionals. Worldviews on Evidence-Based Nursing. 2012;170–2.

Trezza MCSF, Santos RM, Santos JM. Trabalhando educação popular em saúde com a arte construída no cotidiano da enfermagem: um relato de experiência. Texto Context Enferm. 2007;16(2):326–34.

Cox SM, Lafrenière D, Brett-MacLean P, Collie K, Cooley N, Dunbrack J, et al. Tipping the Iceberg? The State of Arts and Health in Canada. Arts Heal An Int J Res Policy Pract. 2010;2(2):109–24.

Carter B, Ford K. Researching children’s health experiences: The place for participatory, child-centered, arts-based approaches. Res Nurs Heal. 2013;36(1):95–107.

Sommerfeldt SC, Caine V, Molzahn A. Considering Performativity as Methodology and Phenomena. Forum: Qualitative Social Research. 2014;15(2):Art.11.

Frei J, Alvarez SE, Alexander MB. Ways of Seeing: Using the Visual Arts in Nursing Education. J Nurs Educ. 2010;49(12):672–6.

Sandelowski M, Woodard EK. From Synthesis to Script: Findings for Use in Practice. Qualitative Health Research. 2006;16(10):1350–70.

Blondeau D. Nursing art as a practical art: the necessary relationship between nursing art and nursing ethics. Nurs Philos. 2002;3(3):252–259.

Luz M, Pedreira G. Práticas de enfermagem baseadas em evidências para promover a segurança do paciente. Acta Paul Enferm. 2009;22:880–1.

Andrade SR, Mello ALSF, Locks MTR, Mattia D, Hoeller F, Erdmann AL. Best practices in primary healthcare and the meanings of integrality. Esc Anna Nery - Rev Enferm. 2013;17(4): 620-7.

Padilha MIC de S, Borenstein MS. O método de pesquisa histórica na enfermagem. Texto Context - Enferm. 2005;14(4):575–84.

Padilha MICDS, Mancia JR. Florence Nightingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Rev Bras Enferm. 2005;58(6):723–6.

Costa R, Padilha MI, Amante LN, Costa E, Bock LF. O Legado De Florence Nightingale: Uma Viagem No Tempo. 2009;18(4):661–9.

Mancia JR, Padilha MICS; Ramos FRS, Cordova FP, Amaral N. Congresso Brasileiro de Enfermagem: sessenta anos de história. Rev Bras Enferm. 2009;62(3):471–9.

Anais do 67o Congresso Brasileiro de Enfermagem (67o CBEn) e 4o Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (4o CLAHEn). “Para onde Caminha a Enfermagem Brasileira?” São Paulo: ABEn; 2015.

Theriault SA. The Development of Theatre: Peter Brook and the Human Connection. Student Pulse. 2009;1(12).

Machado A, Bortoleto MAC, Franca J. Esforços organizando desejos: procedimentos para criação e performance circense. Rev do LUME. 2015;(8):1–19.

Grotowski J. Towards a poor theatre. New York: Simon & Schuster; 1968.

Bortoleto MAC, Calça DH. The circus stilt: The pedagogical fundaments of the circus aerial activities. Conex Rev da Fac Educ Física da UNICAMP, Campinas. 2007;5(2):72–88.

Fontana RT. As infecções hospitalares e a evolução histórica das infecções. Rev Bras Enferm. 2006;59(5):703–6.

Beserra EP, Oliveira FC De, Ramos IC, Verlaine R, Moreira O, Dalva M, et al. Sofrimento humano e cuidado de enfermagem: múltiplas visões. 2014;18(1):175–80.

Boydell K. Using Performative Art to Communicate Research: Dancing Experiences of Psychosis. CTR 2011;12–8.

Rossiter K. From Page to Stage Dramaturgy and the Art of Interdisciplinary Translation. Journal of Health Psychology. 2008;13(2) 277–286.

Williams EM, Anderson J, Lee R, White J, Hahn-baker D. Behind the fence forum theater: an arts performance partnership to address lupus and environmental justice. New Solutions. 2009;19(4):467–79.

Rossiter K, Kontos P, Colantonio A, Gilbert J, Gray J, Keightley M. Staging data: Theatre as a tool for analysis and knowledge transfer in health research. Social Science & Medicine. 2008;66:130–46.

Ladkin D, Taylor SS. Enacting the “true self ”: Towards a theory of embodied authentic leadership. Leadersh Q. 2010;21(1):64–74.

Moore S. The Stanislavski System. New York: Penguin; 1984.

Stanislavski C. An actor prepares (AAP). Trans. Elizabeth Reynolds Hapgood. London: Methuen; 1986.

Ladkin D, Taylor SS. Enacting the “true self ”: Towards a theory of embodied authentic leadership. Leadersh Q [Internet]. Elsevier Inc.; 2010;21(1):64–74.

Reason J. Human error: models and management. Bmj. 2000;320(March):768–70.

Souza MDL, Sartor VVDB, Padilha MICDS, Prado ML. O Cuidado em Enfermagem: uma aproximação teórica. Texto Context - Enferm. 2005;14(2):266–70.

Padilha MICDS, Borenstein MS. História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade. Esc Anna Nery. 2006;10(3):532–8.

Pires D. A enfermagem enquanto disciplina, profissão e trabalho. Rev Bras Enferm. 2009;2:739–44.

Croix A, Rose C, Wildig E, Willson S. Arts-based learning in medical education: the students’ perspective. Medical Education. 2011;1090–100.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Como Citar

Spagno, G. S., Vergílio, M. S. T. G., Bergamasco, J. G. P., & Silva, E. M. (2017). Arte e ação: iluminando novos caminhos para a Enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 8(2), 73–83. Recuperado de https://aben.emnuvens.com.br/here/article/view/355

Edição

Seção

Artigo original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.