A trajetória da enfermeira Josephina de Mello nas dimensões do processo de trabalho em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2023.v14.e04

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Educação, Pesquisa, Trabalho, Enfermagem

Resumo

Objetivo: refletir sobre o exercício da enfermagem da Professora Josephina de Mello e sua aderência às dimensões do processo de trabalho em enfermagem. Método: trata-se de uma biografia, tendo a análise de documentos como técnica de levantamento de dados realizada no memorial descritivo da biografada, além de artigos científicos de autoria da Professora Josephina de Mello e de outros autores, livros e fotografias. Resultados: ao cotejar-se a trajetória profissional da biografada versus dimensões do processo de trabalho em enfermagem, identifica-se a presença de todas as dimensões, a saber: assistir, educar, administrar, pesquisar e participar politicamente. Conclusão: o exercício da enfermagem da Professora Josephina de Mello é uma referência no campo da saúde e da enfermagem, reconhecida em âmbito local e nacional, expressos na deferência a sua pessoa, nas premiações e homenagens recebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sanna MC. Os processos de trabalho na Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2007;60(2):221-4. https://doi.org/10.1590/S0034-71672007000200018

Mendonça VB. Pioneiros protestantes no Amazonas. Prazer da palavra. Rio de Janeiro; 2021.

Almeida JF. (Trad). A Bíblia Sagrada. 2 ed rev atual. São Paulo: Sociedade Bíblica Brasileira; 2012.

Carvalho AS. O povo do livro: o protestantismo no Amazonas. Fonte Editorial; 2016.

Lima MRCP. Ingleses pretos, barbadianos negros, brasileiros morenos: identidades e memórias (Belém, séculos XX e XXI)[Dissertação]. Universidade Federal do Pará, Belém, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2006. 187 f.

Mello J. Memorial[Mimeo]. Manaus; 1975.

Renovato DR, Bagnato MHS. O serviço especial de saúde pública e suas ações de educação sanitária nas escolas primárias (1942-1960). Educ Rev. 2010;(n.esp2):277-90. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000500017

Campos PFS. Programa Enfermagem do SESP: formação e identidade profissional Brasileira Pós-1930. Cad Hist Ciênc. 2012;8(1):77-90. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2012.v8.35822

Campos PFS, Oguisso T. Exclusión de mujeres negras. Su Representación en la Enfermeria Profesional. Index Enferm [Internet]. 2006[cited 2021 Oct 05];(55):27-31. Available from: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962006000300006

Moreira MCN. A Fundação Rockefeller e a construção da identidade profissional de enfermagem do Brasil na Primeira República. Hist Cienc Saúde Manguinhos. 1999;(3):621-45. https://doi.org/10.1590/S0104-59701999000100005

Campos PFS, Oguisso T. A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Reconfiguração da Identidade Profissional da Enfermagem Brasileira. Rev Bras Enferm. 2008;61(6):892-8. https://doi.org/10.1590/S0034-71672008000600017

Pinheiro VE. O ensino da enfermagem no estado do Amazonas. Manaus: EDUA; 2010.

Lopes Neto D, Silva MS. Os diretores da escola de enfermagem de Manaus (1949 a 2007). Hist Enferm Rev Eletron-HERE [Internet]. 2010[cited 2021 Oct 05];1:138-49. Available from: http://www.here.abennacional.org.br/here/n1vol1ano1_artigo8.pdf

Peduzzi M, Anselmi ML. O processo de trabalho de Enfermagem: a cisão entre planejamento e execução do cuidado. Rev Bras Enferm. 2002;55(4):392-8. https://doi.org/10.5935/0034-7167.20020086

Neves JC, Silva NC. Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem. São Paulo: Alexa Cultural: Manaus: EDUA; 2020.

Silva NC, Oliveira HM. Equity in the Nursing Agenda. Rev Bras Enferm. 2019;72(6):1426-7. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-720601

Downloads

Publicado

11-04-2023

Como Citar

Silva, N. C. da, & Figueredo, L. D. F. de. (2023). A trajetória da enfermeira Josephina de Mello nas dimensões do processo de trabalho em Enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 14, e04. https://doi.org/10.51234/here.2023.v14.e04

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.